sábado, 20 de setembro de 2008

Biografia: Alves Redol


Alves Redol

Escritor português, natural de Vila Franca de Xira, foi uma figura central do Neo-Realismo português, sendo autor de uma vasta obra ficcional, que inclui o teatro e o conto.
A sua origem humilde não lhe permitiu prosseguir os estudos, obrigando-o a empregar-se muito cedo para ganhar a sua subsistência; por isso, aos dezasseis anos, partiu para Luanda, mas regressou à Metrópole em 1930, começando então a colaborar na imprensa.

Romancista, contista e dramaturgo, a sua obra sofre influências do romance brasileiro nordestino, tendo-se estreado em 1940, com Gaibéus, obra que marca oficialmente o aparecimento do Neo-Realismo português, movimento de que Alves Redol foi um dos iniciadores e em cuja defesa se lançou, em 1936, numa acesa polémica contra a revista Presença.

O carácter meramente documental e de intervenção político – sociológica da obra deste autor dará lugar mais tarde a romances mais elaborados e o nível da linguagem e da analise psicológica, atingindo o seu melhor com Barranco de Cegos. De entre a sua obra destacam-se, ainda, Horizonte Cerrado (Prémio Ricardo Malheiros), Fanga, a trilogia do Ciclo Port-Wine, o Comboio das Seis, A Vida Mágica da Sementinha e Constantino, Guardador da Vacas e de Sonhos.

Sem comentários: