sábado, 20 de setembro de 2008

Biografia: Gil Vicente


Gil Vicente


Pouco se sabe sobre a vida de Gil Vicente. Pensa-se que terá nascido por volta de 1465, em Guimarães ou algures na Beira. Duas vezes casado, teve cinco filhos, dos quais os mais conhecidos são Paula Vicente, que deixou fama de uma mulher invulgarmente culta, e Luís Vicente, que organizou a primeira Compilação das obras de seu pai.
No início do século XVI encontramo-lo na corte, participando nos torneios poéticos que Garcia de Resende
documentou no seu Cancioneiro Geral.
Em documentos da época há referência a um Gil Vicente, ourives, a quem é atribuída a famosa Custódia de Belém (1506), obra-prima da ourivesaria portuguesa do século XVI, e a um Gil Vicente que foi "mestre da balança" da Casa da Moeda. Alguns autores defendem que o dramaturgo, o ourives e o mestre de balança seriam a mesma pessoa, mas até hoje não foi possível provar isso de forma incontestável, embora a identificação do dramaturgo com o ourives seja mais credível, dada a abundância de termos técnicos de ourivesaria nos seus autos.

Algumas obras: Auto da Visitação (1502), Auto Pastoril Castelhano (1502), Auto da Índia (1509), Auto das Fadas (1511), O Velho da Horta (1512), Comédia do Viúvo (1514), Auto da Barca do Inferno (1517), Auto Pastoril Português (1523), Nau d'Amores (1527), Floresta de Enganos (1536).

Sem comentários: